quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Deus é a favor da propriedade privada e é meritocrático

Mais uma seção de artigos improvisados oriundos de posts meus de discussões no facebook. Vamos lá!

A Bíblia é ampla defensora da propriedade privada e da meritocracia. Isto é mais uma evidência CABAL de que o Cristianismo não tem NADA de comunista. Então, vamos às evidências bíblicas a favor da propriedade privada e da meritocracia:


1) Propriedade privada: existem dezenas de passagens da Bíblia mostrando propriedade privada e não há nenhuma objeção de Deus a ela. Citemos alguns casos:

a) Davi: Davi precisava de uma propriedade para fazer um sacrifício ao Senhor. Ele chegou até Ornã e solicitou sua terra para isso. Apesar de Davi ser o rei e literalmente poder fazer o que quisesse, e apesar de Ornã oferecer DE GRAÇA a herdade, Davi insistiu em pagar por ela "SEU VALOR"

E Davi veio a Ornã; e olhou Ornã, e viu a Davi, e saiu da eira, e se prostrou perante Davi com o rosto em terra.
E disse Davi a Ornã: Dá-me este lugar da eira, para edificar nele um altar ao Senhor; dá-mo pelo seu valor, para que cesse este castigo sobre o povo.
Então disse Ornã a Davi: Toma-o para ti, e faça o rei meu senhor dele o que parecer bem aos seus olhos; eis que dou os bois para holocaustos, e os trilhos para lenha, e o trigo para oferta de alimentos; tudo dou.
E disse o rei Davi a Ornã: Não, antes, pelo seu valor, a quero comprar; porque não tomarei o que é teu, para o Senhor, para que não ofereça holocausto sem custo.
E Davi deu a Ornã, por aquele lugar, o peso de seiscentos siclos de ouro.
1 Crônicas 21:21-25

b) Jesus: Jesus já falou de propriedade privada de forma favorável. Por exemplo, em sua parábola do tesouro escondido:

Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo.
Mateus 13:44

Jesus JAMAIS usaria um exemplo que fosse contrário à sua vontade. Não faz sentido Deus falar que um campo tem um valor e é comprado de alguém (ou seja, ele é POSSE de alguém) se Ele acha isso errado. Assim sendo, é evidente que Jesus não é contra a propriedade privada.

c) Pedro: sim, Pedro, mesmo na época que as pessoas VOLUNTARIAMENTE (que fique claro isso) vendiam seus terrenos e depositavam aos pés dos apóstolos:

Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?
Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.
Atos 5:3,4

Pedro afirma duas coisas aqui: primeiro, Ananias tinha posse do terreno. Segundo, o dinheiro obtido pela venda do terreno era DELE. Ou seja, ele não tinha nenhuma obrigação de doar aquilo. O pecado dele foi fazer uma espécie de sonegação, onde ele vendeu o terreno por um preço (vamos supor que foi 20.000 reais) e deu apenas 10.000 reais pros apóstolos, fingindo que vendeu o terreno por este valor.

Ou seja, Pedro reconhecia a existência de propriedade privada e não se opunha a ela.

d) Jeremias: Jeremias lamentou profundamente a ruína de SUAS TERRAS:

A minha herança é para mim ave de rapina de várias cores. Andam as aves de rapina contra ela em redor. Vinde, pois, ajuntai todos os animais do campo, trazei-os para a devorarem.
Muitos pastores destruíram a minha vinha, pisaram o meu campo; tornaram em desolado deserto o meu campo desejado.
Jeremias 12:9,10

e) O próprio Deus: Deus afirma repetidamente que as pessoas tem posses. E Ele salvaguarda elas:

E o príncipe não tomará nada da herança do povo por opressão, defraudando-os da sua possessão; da sua própria possessão deixará herança a seus filhos, para que o meu povo não seja separado, cada um da sua possessão. Ezequiel 46:18

"DA SUA POSSESSÃO". E ele fala que o príncipe (representante do ESTADO) não pode tomar nada por opressão (ou seja, por coerção). Interessante isso, não? Alguma semelhança contra a atual coerção estatal socialista? ;)

Repare que Deus fala muito de herança, que pertence LEGITIMAMENTE aos que a herdam. E temos hoje a RIDÍCULA idéia de taxar heranças, o que é absurdo. Deus, ao contrário, salvaguarda o direito das pessoas de manterem suas heranças!

Até mesmo como metáfora Deus usa o conceito de propriedade privada:

Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha. Êxodo 19:5

"A MINHA PROPRIEDADE". Interessante, hein?

E entenda uma coisa simples: não tem como existir o pecado de ROUBO se as pessoas não tem POSSES. Pois, se ninguém tem posse de alguma coisa, não tem como esta coisa ser ROUBADA. Ou seja, a existência do mandamento contra roubo AUTOMATICAMENTE mostra que Deus salvaguarda as posses das pessoas. Isto inclui terrenos.

Então, repetidas vezes temos Deus e seus servos afirmando a propriedade privada. Vc ainda tem dúvidas que Deus seja a favor disso?

2) Meritocracia: meritocracia é o ato de vc ganhar algo por mérito. E isso está intrincado na natureza humana. E Deus obviamente sabe disso, pois foi Ele que criou o homem assim.

Apesar de sermos salvos pela Graça, Deus mantém um espírito meritocrático para com seus filhos O TEMPO TODO:

a) Recompensas do VENCEDOR: Apocalipse é um atesto da meritocracia de Deus. Veja, por exemplos, as cartas às 7 igrejas da Ásia. O que todas elas tem em comum? Uma PROMESSA ao vencedor:

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.
Apocalipse 2:7

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.
Apocalipse 2:11

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.
Apocalipse 2:17

E por aí vai..

b) Recompensas da Perserverança: Deus também recompensa sua perseverança:

Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. 1 Timóteo 4:16

Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecediço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito. Tiago 1:25

Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho. 2 João 1:9

E, o meu favorito:

Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo. Mateus 24:13

c) Recompensa pra quem é fiél:

E ele lhes disse: Na verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou pais, ou irmãos, ou mulher, ou filhos, pelo reino de Deus,
Que não haja de receber muito mais neste mundo, e na idade vindoura a vida eterna.
Lucas 18:29,30

d) Recompensa para quem produz:

E muito tempo depois veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles.
Então aproximou-se o que recebera cinco talentos, e trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que granjeei com eles.
E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
E, chegando também o que tinha recebido dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis que com eles granjeei outros dois talentos.
Disse-lhe o seu senhor: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
Mateus 25:19-23

E castigo pra quem não produz:

Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste;
E, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu.
Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei?
Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros.
Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos.
Mateus 25:24-28

Bônus: 

Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros.
Mateus 25:27

Jesus falando bem do sistema bancário!!! Ohhhhhhhhhhh! Que coisa capitalista que Jesus fez, hein??

Acho que já foi o bastante, né? Deus, e consequentemente Jesus, é essencialmente meritocrático. Óbvio, claro, que Deus sabe que somos muito limitados, então Ele procura mérito dentro de nossas enormes limitações. Simples assim.

Nenhum comentário: