quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Refutando um calvinista I - a saga

Pra ficar mais intuitivo, usarei meu blog apologeta como espaço pra transcrever refutações a calvinistas que eu vier a fazer.

Pra começar, refutação ao artigo do link abaixo:

http://verdadequeliberta-jeferson.blogspot.com.br/2011/12/refutacao-provas-biblicas-contra.html

Sem mais delongas, a refutação:

==========================
Legenda:
Negrito: posts dele
Azul: posts de quem ele pensa estar refutando
Roxo: citações externas dentro de minhas citações
Branco: minhas respostas
==========================

Desculpe aí, mas sua argumentação não foi lá estas coisas.. Vc não comprovou calvinismo coisa nenhuma. Apesar do arminiano ter se atrapalhado, vc não o refutou por completo e, inclusive, cometeu erros dos quais vc acusou ele de cometer (irei mostrar quando for o caso).

==========================
"Provas Bíblicas Contra a Predestinação Calvinista

Dentre as múltiplas citações escriturísticas, que contradizem o ensino satânico de Deus haver predestinado pessoas para a perdição, as 10 seguintes devem ser destacadas, por sua objetividade e clareza ímpar:

1ª) 1 Tim. 2:4 – "O qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade." O relato de Paulo aqui não admite divagações. Sua declaração nos leva a afirmar: ninguém foi designado para a perdição."

==========================

==========================
Verdade? Então por que Deus diz haver criado todas as coisas com um proposito, até o ímpio para o dia do mal (Pv 16:4), mas sei que já estão “vacinados” contra esse versículo de provérbios (vacina do diabo, pois vacina as pessoas contra as Escrituras), por isso vou colocar outro versículo em apoio:

“e: Como uma pedra de tropeço e rocha de escândalo; porque tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados.” I Pedro 2:8
==========================

Repare que o autor aqui sequer refutou o argumento, apenas colocou outro versículo para contra-atacar. Este versículo é o "Calcanhar de Aquiles" de qualquer calvinista, eu nunca vi nenhum calvinista responder adequadamente a este versículo. Inventam malabarismos, dão cambalhotas, mas não respondem a ele. Vc NÃO respondeu, só colocou versículos aparentemente contradizentes na sua tentativa de refutar ele..

Ah, em relação a Pv 16:4 é forçação dizer que se refere a réprobos, hein? Veja os versículos anteriores a ele:

"Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta da língua.
Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o Senhor pesa o espírito.
Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos.
O Senhor fez todas as coisas para atender aos seus próprios desígnios, até o ímpio para o dia do mal."
Provérbios 16:1-4


Ele começa o capítulo dizendo que do homem vem as preparações do coração (opa, capacidades humanas). A Bíblia diz que Deus fez todos os homens, inclusive o ímpio. Não há nada de errado com isso, pois sabemos que Deus criou todos os seres vivos. Mas o versículo menciona apenas que Ele criou todos, INCLUSIVE o ímpio, mas NÃO DIZ que o criou COMO ÍMPIO. Diz só que criou o indivíduo que é ímpio (ou, pelo contexto bíblico, que optou por ser ímpio). "para o dia do mal" é um complemento para o fato de que o ímpio, sendo ímpio, está destinado ao dia do mal. Só isso. Aqui não fala de predestinação nenhuma, apenas que Deus criou TODOS OS HOMENS, e isto inclui o homem que se tornou ímpio e, consequentemente, caminha para o dia do mal. Ver diferente disso é forçação de interpretação no versículo.


Em relação a I Pedro 2:8, esta tradução parece, de fato, uma alusão à predestinação calvinista. Entretanto, como evidenciado na sua própria refutação, outras referências falam o contrário, e você não pôde rebatê-las (como 1 Tm. 2:4, citado no início). Então, qual é a verdade? Eu chequei na internet e vi que esta referência tem algumas variações de tradução:


I- New International Version: http://biblehub.com/niv/1_peter/2.htm

“A stone that causes people to stumble  and a rock that makes them fall.  They stumble because they disobey the message—which is also what they were destined for."


"Uma pedra que causa o tropeço das pessoas e uma pedra que as faz cair. Eles caem porque desobedecem à mensagem - para o qual eles estavam destinados" 

II- New Living Translation: http://biblehub.com/nlt/1_peter/2.htm

“He is the stone that makes people stumble,  the rock that makes them fall.  They stumble because they do not obey God’s word, and so they meet the fate that was planned for them."

"Uma pedra que causa o tropeço das pessoas e uma pedra que as faz cair. Eles caem porque não obedecem à palavra de Deus, CONSEQUENTEMENTE eles encontram o destino que foi planejado para eles."

 Ora ora, que interessante. Ação e consequência. Repare que o destino ruim foi planejado para eles POR CAUSA DO SEU TROPEÇO, e não antes dele. Ou então o destino foi planejado a eles caso tropeçassem e eles tropeçaram. Eles não tropeçariam se obedecessem a Deus (ou seja, não é a pedra em si que os fazem tropeçar e, sim, a DESOBEDIÊNCIA DELES. Mas então o calvinista possivelmente diria "mas a desobediência deles foi determinada por Deus no início, por isso ele tropeçou. Isto carece de ser comprovado, pois não tem base bíblica. Por exemplo, a Bíblia cita DOIS CASOS aonde Deus CLARAMENTE nega estar envolvido no erros dos israelitas:

"E edificaram os altos de Baal, que estão no Vale do Filho de Hinom, para fazerem passar seus filhos e suas filhas pelo fogo a Moloque; o que nunca lhes ordenei, nem veio ao meu coração, que fizessem tal abominação, para fazerem pecar a Judá." Jeremias 32:35

 E

"E edificaram os altos de Tofete, que está no Vale do Filho de Hinom, para queimarem no fogo a seus filhos e a suas filhas, o que nunca ordenei, nem me subiu ao coração." Jeremias 7:31

Repare a CLAREZA com que Deus AFIRMA: "Eu NUNCA olhes ordenei isso" e "nem veio isso ao MEU coração que fizessem isso". Ou seja, não só Deus não explicitamente mandou eles fazerem isso, como Ele sequer PENSOU na possibilidade disso, tal é o absurdo do pecado para Deus. E aí, vai negar isso?

Em face ao contexto da bíblia amplamente contrário a Deus decretar pecados de homem, logo a interpretação mais adequada de 1 Pedro 2:8 é que a destinação dos homens que tropeçam na "pedra de tropeço" é que eles só são destinados a isso EM CONSEQUÊNCIA a desobedecerem a Deus. E isso foi estabelecido que é feito pelo HOMEM e NÃO é determinado por Deus.

==========================

2º) II Ped. 3:9 – ". . . não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento."

É impossível, harmonizar – Deus não deseja que alguém se perca, com a ideia de Ele escolher pessoas para serem destruídas.

==========================


==========================
Talvez o autor desse estudo não goste muito de ler a bíblia e por isso ache mais fácil distorce-La, pois ao ler o contexto do livro de II Pedro pode-se perceber que essa carta do apostolo de forma alguma fala o que o autor do estudo pretende dizer, pra começar vejamos pra quem é esta carta:

1 Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo:
2 Graça e paz vos sejam multiplicadas no pleno conhecimento de Deus e de Jesus nosso Senhor;
3 visto como o seu divino poder nos tem dado tudo o que diz respeito à vida e à piedade, pelo pleno conhecimento daquele que nos chamou por sua própria glória e virtude; II Pedro 1:1,2 e 3

“Texto fora de contexto é pretexto!” O primeiro capitulo da carta fala, além das saudações (que salientam que a carta é direcionada a crentes), sobre o desenvolvimento da fé, caso queira comprovar isso é só ler o resto do capitulo, coisa, alias, que faço questão, pois só a verdade do evangelho liberta do engano.

O segundo capitulo adverte contra os falsos mestres:

1 Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.

2 E muitos seguirão as suas dissoluções, e por causa deles será blasfemado o caminho da verdade;
3 também, movidos pela ganância, e com palavras fingidas, eles farão de vós negócio; a condenação dos quais já de largo tempo não tarda e a sua destruição não dormita. II Pedro 2:1,2 e 3

Continuando dentro do CONTEXTO DA CARTA, Pedro depois de falar sobre o desenvolvimento da fé no primeiro capitulo, no segundo adverte sobre os falsos mestres, e um detalhe importante, Pedro diz que eles são: “movidos pela ganância, e com palavras fingidas, eles farão de vós negócio”, observemos, são as igrejas calvinistas as mais ricas? De fato, não! Foi de dentro das igrejas do livre-arbítrio que surgiram absurdos gananciosos como a teologia da prosperidade, As igrejas arminianas são as mais famosas no meio “gospel” sem nunca esquecer seus incessantes apelos por ofertas e dízimos, porem fora do meio evangélico temos a mais rica de todas as igrejas que se dizem cristãs, a católica, que em um de seus concílios declarou que fosse maldito aquele que tocasse no arbítrio humano.

Porem, voltando ao contexto de II Pedro, por fim, chegamos ao capitulo em questão, cujo assunto é a aparente demora para volta de Cristo, onde os falsos começam a escarnecer:

sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores com zombaria andando segundo as suas próprias concupiscências, e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação. II Pedro 3:3,4

A pergunta: Onde está a promessa da sua vinda? E então a resposta:

O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco [os crentes. Citados em II Pedro 1:1], não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se.

Importante é notar que o autor desse “estudo” foi muito tendencioso e até desleal para com a Palavra de Deus, pois isolou apenas a parte do versículo que lhe serviria para distorção. Não seria preciso nem toda essa análise de contexto que fiz, pois o mal-entendido proposto pelo autor do “estudo” se resolveria analisando cuidadosamente apenas o versículo proposto.

Vejam o que se diz: porém é longânimo para convosco, esse CONVOSCO, são os crentes (como vimos, a carta é para crentes), e para esse CONVOSCO/OS CRENTES é dito: não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se.

É realmente desejar impor uma interpretação, dizer que num mesmo versículo fala aos crentes e depois, sem nada que indique isso, dizer que o versículo é universal

Vou dar um exemplo, eu poderia dizer em determinada situação: Peço que permaneçam no ônibus por mais que a viagem demore, pois quero que TODOS cheguem ao destino.

-Pergunto, quem interpretaria o TODOS do meu exemplo como se referindo a cada individuo do universo em cada tempo histórico?

==========================

Beleza, vc mostrou que ESTA referência em particular se aplica aos salvos endereçados por esta carta, mas em face às outras evidências a favor do desejo de Deus de que TODOS os homens se salvem, tipo 1 Tim. 2:4, citado no início e NÃO REFUTADO por Vossa Senhoria, fora ainda Ezequiel 18:

"Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? diz o Senhor DEUS; Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva?" Ezequiel 18:23

E

"Porque não tenho prazer na morte do que morre, diz o Senhor DEUS; convertei-vos, pois, e vivei. Ezequiel 18:32

Disso vc não fala, né, "calvinista"? É EVIDENTE o desinteresse de Deus que o homem se perca. Prova disso é para quem o inferno foi criado:

"Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos"; Mateus 25:41

Engraçado, né? Nem mesmo o inferno foi criado para os ímpios... Eles irão, SIM, para lá, mas esta citação mostra que NÃO ESTAVA nos planos de Deus levar pessoas ao inferno, MAS quando vc cria seres vivos, é óbvio que muitos deles podem optar por não obedecer, aí Deus não tem escolha a não ser enviá-los também pra lá. Mas eu explicarei isso aqui quando for mais apropriado, continuemos..

==========================
3ª) Apoc. 22:17 – ". . . quem quiser receba de graça a água da vida."

Todos têm a oportunidade, graças a Deus. Aqui entra em cena a vontade pessoal. Querer é um verbo que indica vontade, portanto a pessoa escolhe; não aparece a imposição.

Maravilhoso é o livre arbítrio concedido por Deus.

==========================

==========================
Pobre arminiano, sempre em que entra o verbo querer ele confunde com o verbo PODER. Esquece-se de que não depende de quem quer, mas de Deus usar de sua misericórdia (Rm 9:16), sei que muitos pensam estar vacinados contra Rm 9, mas estão claramente enganados, porem não vou me ater a diluir isso gora, pois tomaria muito tempo, até porque, outras partes da Palavra dão conta de explicar a confusão dos que amam o arbítrio humano.
==========================


"Vacinado contra Romanos 9"? É extremamente prepotente acreditar que Romanos 9 fale de predestinação calvinista, quando claramente fala da predestinação de ISRAEL como povo escolhido de Deus. Irei falar disso mais abaixo, pois vi que você citou exatamente isso mais embaixo..


==========================
Outro ponto é que, estando o homem morto em delitos em pecados, quem ha de querer a vida vinda de Cristo? Isso lembra o Evangelho de João, onde o verbo querer também está presente, nessa ocasião Jesus discursava aos judeus depois de haver curado no sábado.
==========================

Vossa Senhoria precisa comprovar que o homem está "morto nos pecados" de forma a NUNCA conseguir buscar a Deus... Eu vou deixar que um link fale isso por mim. Está em inglês, mas não utilize a barreira linguística como desculpa caso não entenda inglês, pois eu terei o MAIOR prazer em traduzir trecho a trecho, se isto for necessário..

http://www.bible.ca/cal-T-refutation.htm

Have fun.


==========================
Pois, assim como o Pai levanta os mortos e lhes dá vida, assim também o Filho dá vida a quem ele quer. João 5:21

E mais adiante Jesus diz aos judeus:

mas não quereis vir a mim para terdes vida! João 5:40

Note que é uma exclamação e não uma interrogação no fim da frase, pois não está perguntando, como se fizesse um convite.

==========================

Sim, Ele dá a vida a quem Ele quer. E daí? Isso impede Deus de QUERER estabelecer critérios pra quem Ele dá a vida? Tipo o critério mais conivente com a Bíblia: TODO AQUELE que crê em Deus após ouvir sua mensagem (pois a fé vem pelo ouvir e todos sabem ouvir. Vide: De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Romanos 10:17). É o QUERER de Deus, nada mais. Se Ele quisesse, Ele poderia salvar a todos sem distinção (universalismo), mas óbvio que isso é anti-bíblico porque seria INJUSTO. Da mesma forma que é injusto Deus salvar somente eleitos que Ele elegeu apenas "por eleger", sem critério algum, o que mostra o quão danoso é o calvinismo para o evangelho, pois faz de Deus um ser arbitrário e injusto.

Quanto a João 5:40, há MUITO MAIS texto antes e após ele, que vc convenientemente omite (e acusa o arminiano de fazer o mesmo, percebe como comete o mesmo erro q vc atribui a ele?).. Aqui, oh:

"Mas eu tenho maior testemunho do que o de João; porque as obras que o Pai me deu para realizar, as mesmas obras que eu faço, testificam de mim, que o Pai me enviou. E o Pai, que me enviou, ele mesmo testificou de mim. Vós nunca ouvistes a sua voz, nem vistes o seu parecer. E a sua palavra não permanece em vós, porque naquele que ele enviou não credes vós. Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; E não quereis vir a mim para terdes vida. Eu não recebo glória dos homens; Mas bem vos conheço, que não tendes em vós o amor de Deus. Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis. Como podeis vós crer, recebendo honra uns dos outros, e não buscando a honra que vem só de Deus? Não cuideis que eu vos hei de acusar para com o Pai. Há um que vos acusa, Moisés, em quem vós esperais. Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele. Mas, se não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras?" João 5:36-47

Primeiro, Jesus diz que as OBRAS DELE testificam Dele, ou seja, mostram quem Jesus é. Ele afirma que eles não creem e os EXORTA A EXAMINAR as escrituras! Ou seja, eles poderiam crer a partir da leitura! Ou Jesus iria dar uma ordem à toa? Ele disse: "examinai as escrituras, porque elas testificam de mim"! Da mesma forma que fazemos agora, examinando as escrituras pra defender nossos pontos, eles poderiam ter feito o mesmo, mas NÃO O FIZERAM e, POR ISSO, não creram.. Continuando: Jesus ainda disse que eles sequer creem em Moisés, como iriam crer Nele? Ou seja, eles já não criam na verdade da lei, por isso eram incrédulos quanto a Jesus, NÃO PORQUE ELES NÃO ERAM ELEITOS ou algo do tipo. Este texto NÃO FALA NADA DISSO. Enfim, eles não criam porque eram "rasos" na lei de Moisés, pois veriam a Cristo, se eles tivessem "examinado as Escrituras" como Jesus mandou. Simplesmente assim.


==========================
Vejamos o que Jesus ensina mais tarde:

Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. João 6:37

E a vontade do que me enviou é esta: Que eu não perca nenhum de todos aqueles que me deu, mas que eu o ressuscite no último dia. João 6:39

*Por favor, que nenhum arminiano interprete esse TODOS do versículo acima como toda a humanidade em todos os tempos.

==========================


Concordo, Jesus não o lançará fora. Mas o próprio homem PODE SAIR, como o filho pródigo e estes muitos exemplos:

"Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão. Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei. Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído." Gálatas 5:1-4 

Mas a Graça não é "irresistível"? Como eles "caíram dela"? Espere, tem mais:

Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza; 2 Pedro 3:17

Qual era o sentido de Pedro ALERTAR eles para se guardarem de cair da "firmeza deles" se eles não podiam cair?

Irmãos, se algum dentre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter, Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados. Tiago 5:19,20 

Algum "DENTRE VÓS" se desviar da verdade. Onde salvação é garantida se a pessoa pode se desviar?? E pode ainda voltar? Espera, tem mais:

Porque, se alguém te vir a ti, que tens ciência, sentado à mesa no templo dos ídolos, não será a consciência do que é fraco induzida a comer das coisas sacrificadas aos ídolos? E pela tua ciência perecerá o irmão fraco, pelo qual Cristo morreu. Ora, pecando assim contra os irmãos, e ferindo a sua fraca consciência, pecais contra Cristo. Por isso, se a comida escandalizar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que meu irmão não se escandalize. 1 Coríntios 8:10-13

Mais irmãos se desviando.. e por causa do erro de outros! Quer maior prova contra Graça Irresistível e perseverança dos santos do que esta aqui?? Mas ainda tem mais:

Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim, e não, não; para que não caiais em condenação. Tiago 5:12

E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. 2 Pedro 2:1

Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. Hebreus 3:12
 
Melhor parar por aqui, né? Eu nem vou comentar o resto, já se auto-explica..  Além disso, quem disse que sua salvação é garantida antes de você morrer? Vc tem que perseverar em buscar a Deus durante TODA A SUA VIDA:

Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Apocalipse 2:10

Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo. Mateus 24:13

E sereis odiados por todos por amor do meu nome; mas quem perseverar até ao fim, esse será salvo. Marcos 13:13

A coroa da vida - aka "salvação" - só poderá ser obtida após sua morte. Esta é nossa esperança. Aqui ainda não a temos, temos apenas a esperança dela. Nós "a vemos projetada no futuro", do contrário, não seria esperança (esperança pressupõe ESPERA), seria garantia. É isso que é GARANTIDO para nós. Uma vez que morramos em Cristo, nossa salvação é garantida e NINGUÉM poderá nos arrebatar da mão de Cristo. Mas, enquanto vivos neste mundo, precisamos perseverar. Do contrário, cairemos..

==========================
Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. João 6:44

E continuou: Por isso vos disse que ninguém pode vir a mim, se pelo Pai lhe não for concedido. Por causa disso muitos dos seus discípulos voltaram para trás e não andaram mais com ele. João 6:65,66

*Me pergunto se muitos dos que se dizem discípulos ainda andam com os ensinos de Cristo...

* Importante notar que o mesmo autor de Apocalipse é quem relata esses ensinos de Jesus acima citados, será que em Apocalipse João queria mesmo dizer isso que autor do “estudo” quer que pensemos?

==========================

Nada impede Deus Pai de trazer todo aquele que NELE CRÊ, conforme já foi abordado antes (crer pelo ouvir a palavra de Deus). Isto não justifica calvinismo nenhum.

E quanto a estes discípulos, não se sabe nada mais sobre eles EXCETO que eles não seguiram mais a Cristo "homem". Não se pode afirmar mais nada sobre eles, nem se eles se salvaram, nem se foram perdidos. Qualquer afirmação extra sobre eles não passa de mera especulação..


==========================
Agora já posso imaginar perguntas surgindo - ... “por que Deus toca em nosso querer, se pelo que Jesus ensina, não depende do nosso querer, mas do querer de Deus?”...

Um homem não regenerado não PODE querer ser vivificado por Jesus, ou você já viu um morto querendo ficar vivo? Só os vivificados por Deus vão desejar receber de graça a agua da vida.

==========================




Cornélio era regenerado? NÃO, mas ele temia a Deus. E Deus foi até ele já que Cornélio temia a Deus (inclusive as orações dele SUBIRAM até Deus), por isso Pedro foi até ele, rompendo a barreira cultural que judeus tinham com gentios. Cornélio, por conta própria, já fazia o bem, apenas não era regenerado, mas porque ele desconhecia toda a verdade e não tinha o Espírito Sanyo. Uma vez tendo conhecido, ele aceitou. Ele é prova de que o homem pode, sim, desejar a regeneração após ouvi-la e que o homem já pode ser bom mesmo sem o Espírito Santo (o que desprova a total depravação moral), ele só AINDA não será regenerado enquanto o Espírito Santo não entrar nele. Mas se ele ouvir, ele pode, SIM, crer, vai depender dele a DECISÃO, o resto é com o Espírito Santo, claro.


==========================
Ai alguns diriam: “...-Por que então diria para que queiramos algo que em verdade nem todos podem querer?...”

Eu diria que acontece vários casos onde Deus pede algo que Ele sabe que não podemos fazer. Por exemplo, Ele manda que todo homem cumpra a sua Lei, mas:

Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o PODE ser; Romanos 8:7

Eu iria comentar sobre o crer para ser de Cristo, mas deixo para a próxima questão do autor...

==========================

O homem não podia cumprir toda a lei pois era a forma de Deus dizer que o homem apenas com suas atitudes não podia conquistar sua salvação perante Deus. Mas a lei serviu o propósito de mostrar o pecado, tanto é que precisou ser cumprida por Cristo pra deixar de vigorar.

E só porque Deus colocou a lei "impraticável por homens" para ser seguida não significa que é o modus operandi de Deus. Deus sempre foi tolerante em relação a muitas transgressões à lei contanto que o homem TEMESSE A ELE, pois se Deus fosse irredutível para com a lei, ele já teria aniquilado a Israel há muito tempo, já que eles passaram décadas sem seguí-la. Fora que a Bíblia é cheia de relatos de homens que Deus classificou como justos mesmo eles sendo, obviamente, imperfeitos. Davi, o homem "segundo o coração de Deus", matou a muitos, adulterou e matou o marido da adúltera, foi conivente com erros de seus filhos, não os corrigindo, mas seu coração SINCERO e sua dedicação eram algo que Deus não ignorava, fazendo com que Deus fizesse um estatuto com Davi, sendo ele, inclusive, o ancestral de Jesus. Fora Moisés que era considerado um homem manso e justo, mas sabemos as bobagens que ele fez.. Enfim, a lista vai. Deus nunca nos tratou com todo o merecimento justo de nossos pecados, sua Graça sempre existiu, a diferença é que no Novo Testamento ela foi estabelecida através do sacrifício de Cristo, que é e foi perfeito, diferente dos sacrifícios da época de Moisés, que eram falhos.

==========================
4ª) São João 3:16 – ". . . todo aquele que nele crê. . ." Deus decretou que todos os que aceitarem a Cristo se salvem. Não decretou que todos devem aceitar a Salvação que Ele oferece. Deus não força a vontade de ninguém.
==========================

==========================
Repetindo:

E a vontade do que me enviou é esta: Que eu não perca nenhum de todos aqueles que me deu, mas que eu o ressuscite no último dia. Porquanto esta é a vontade de meu Pai: Que todo aquele que vê o Filho e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. João 6:39,40

O autor do “estudo” cita João 3:16: ". . . todo aquele que nele crê. . ."

Mas quem crê?

Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem; eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. João 10:26,27,28

O texto sagrado é explicito, só as ovelhas de Cristo creem, e antes que o arminiano faça mais confusão, cabe explicar que não é a vontade do homem que o faz vir a Jesus, pois é o Pai que dá as ovelhas a Cristo, e que ninguém ouse dizer que as ovelhas de Cristo são pessoas que livremente escolhem Lhe seguir, e que depois disso então Deus as dá como ovelhas de Cristo, pois Jesus diz:

Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. João 6:37

E não: Todo que vir a mim o Pai me dá.

==========================

Eu já falei sobre isso antes, então não vou repetir. Só vou comentar sobre a referência das ovelhas, que é "inédita" neste post. Mais uma vez, o calvinista coloca apenas o trecho que lhe convém. Aliás, quem não faz isso? Mas tudo bem, vamos mostrar a referência COMPLETA desta parábola das ovelhas, que está em João 10:1-28:

"Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas."

Ou seja, temos dois personagens apresentados aqui: o ladrão/salteador e o pastor das ovelhas. Um se infiltra no curral e o outro entra pela porta pois é o autêntico DONO.Vamos adiante:

"A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora. E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos."

Repare que as ovelhas só reconhecem ao chamado do pastor. Elas fogem do estranho. Isso será explicado abaixo:

Jesus disse-lhes esta parábola; mas eles não entenderam o que era que lhes dizia. Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram.

Jesus disse que é a porta, ou seja, é ele quem impede a entrada dos ladrões e salteadores e permite a entrada do pastor. Temos que determinar , lá na frente, para onde esta porta leva, em termos práticos. A gente chega lá.

"Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens."

A entrada é para a SALVAÇÃO. Logo quem já está dentro está salvo ou está, pelo menos, com a salvação prometida. 

"O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas. Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas."

 Repare que a distinção aqui é entre o verdadeiro pastor e os falsos. O que está estabelecido aqui NÃO é eleição incondicional e, SIM, QUEM é o VERDADEIRO SALVADOR! Óbvio que é Jesus Cristo, por isso ele é o PASTOR e a PORTA DAS OVELHAS. Ao mesmo tempo ele é o canal para a salvação e quem cuida dos salvos.

"Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas. Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor. Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la. Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai."

Vc pode alegar que as ovelhas são eleitos incondicionais, mas não é este o caso. Eles precisam ouvir a voz de Deus e a aceitar. Confrontado com outros versículos, ouvir a voz de Jesus nada mais é do que o ouvir da palavra de Deus e já estabelecemos que qualquer pode crer mediante OUVIR estas palavras. Nem todos irão, mas não porque foram predestinados, simplesmente porque não creram. Nada mais.

"Tornou, pois, a haver divisão entre os judeus por causa destas palavras. E muitos deles diziam: Tem demônio, e está fora de si; por que o ouvis? Diziam outros: Estas palavras não são de endemoninhado. Pode, porventura, um demônio abrir os olhos aos cegos? E em Jerusalém havia a festa da dedicação, e era inverno. E Jesus andava passeando no templo, no alpendre de Salomão. Rodearam-no, pois, os judeus, e disseram-lhe: Até quando terás a nossa alma suspensa? Se tu és o Cristo, dize-no-lo abertamente. Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo tenho dito, e não o credes. As obras que eu faço, em nome de meu Pai, essas testificam de mim. Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito. As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. "


Em suma, a sequência é: Jesus fala, a pessoa ouve: se ela atende, é sua ovelha, se não ouve, não é. Simples assim, não é o contrário. A eleição incondicional estabelece erroneamente que Jesus fala, se a pessoa é ovelha, ela ouve, se não é, não ouve, mas é o contrário, pois foi estabelecido que todos podem atender o chamado se assim o quiserem e qualquer pessoa consegue crer em Deus após ouvir a mensagem de Deus, apenas não o crendo se realmente não o quiserem. Do contrário, não fazia sentido Jesus os chamar. Jesus sabe quem são suas ovelhas porque Ele já conhece toda a história do mundo, conforme aqui, por exemplo:

Mas há alguns de vós que não crêem. Porque bem sabia Jesus, desde o princípio, quem eram os que não criam, e quem era o que o havia de entregar. João 6:64

Ou seja, como Jesus JÁ TINHA este conhecimento, logo Ele conhecia suas ovelhas antes deles serem ovelhas. Afinal, lembre-se, TODOS ANTES eram pecadores não regenerados..
==========================
5ª) Ezeq. 18:32 – "Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o Senhor Deus, Portanto convertei-vos e vivei."

Deus tem prazer na salvação, nunca na perdição.

==========================


==========================
Mais um caso de falta de contexto, e ainda distorção de assunto, pois eleição e predestinação em nenhum momento são o tema desse trecho citado. O assunto é que Israel acusa o Senhor de ser injusto (Ez 18:25), porem Deus fala para que eles se arrependam, pois eles são quem andam em caminhos tortos.

E o caso do versículo em questão, é que realmente Deus não tem prazer na morte, pois seu prazer está na vida dos seus justo, na morte do ímpio está a IRA de Deus. Com relação ao apelo para o  convertimento é sabido que só as ovelhas de Deus ouvem e dão crédito aos apelos da palavra, e esse é o meio pelo qual Deus converte os seus, os demais são endurecidos.

==========================

O que, como?? Deixa eu transcrever o que VOCÊ escreveu:

"na morte do ímpio está a IRA de Deus"

Então Deus só tem prazer na vida do justo? ERRADO! A Bíblia refuta o que vc afirma, calvinista e, ironicamente, neste mesmo capítulo:

"Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? diz o Senhor DEUS; Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva?" Ezequiel 18:23

Deus NÃO DESEJA a morte do ímpio, criatura! A morte só chega até ele por causa da justiça de Deus, mas Deus NUNCA deseja esta morte! E quanto ao endurecimento, eu falarei em ocasião mais oportuna.

==========================
Se alguém achar raso esse ensino, e achar que não é a verdade da Palavra para esse trecho, vale lembrar que Deus de antemão disse que eles não se arrependeriam

Mas a casa de Israel não te quererá ouvir; pois eles não me querem escutar a mim; porque toda a casa de Israel é de fronte obstinada e dura de coração. Ezequiel 3:7

Com base nesse versículo acima dá até pra imaginar alguns livre-arbitrianos murmurando:

“...- Ah, por que falar a Israel se o Senhor sabe que não ouvirão?!?...”

Fazem o mesmo com relação ao evangelismo...

==========================

Deus fala a todos para que ninguém tenha a desculpa de dizer que não foi lhe dada a oportunidade de se converter. O calvinismo nega isso ao afirmar que estas pessoas não podem se converter, tornando a Deus um ser arbitrário e injusto. Mas, felizmente, não é assim que Deus é. Não vou comentar mais nada aqui, já que você também não comentou...

==========================
6ª) Mat. 7:21 - "Nem todo o que me diz : Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus."

Muitos não serão salvos, porque não aceitam as condições da salvação.

==========================

==========================
O autor do “estudo” deve estar confuso, pois novamente ele está errando o tema do versículo. O tema aqui são os frutos, "toda a arvore boa produz bons frutos” (Mt 7:17), não tem nada haver com “condições da salvação”.

Esse texto é longamente utilizado por calvinistas para mostrar que não são pelas obras que se obtém salvação.

==========================

A condição da salvação é estar na videira e isto é outra pedra no sapato dos calvinistas, afinal Jesus afirmou que a árvore que não der fruto será CORTADA e LANÇADA NO FOGO. Onde isso é salvação garantida?


==========================
7ª) Jer. 21:8 – ". . . Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte."

Para que dois caminhos se a sorte de cada um já está traçada antes?

==========================


==========================
O autor do “estudo” não entende que Deus utiliza o querer do homem para cumprir seu Decreto, e que mesmo que o homem tenha varias opções, ele acaba por escolher exatamente como antes da fundação do mundo Deus já sabia.

==========================

Uau, um calvinista que disse que Deus SABIA e não que Ele determinou. Acertou, rapaz, Deus SABIA, óbvio. Apenas sabia, Ele não decretou o erro da pessoa, ela errou porque quis. Não preciso refutar nada aqui, vc próprio me deu o prazer de se auto-refutar.

==========================
O homem não tem poder para controlar nem o dia de sua morte

Visto que os seus dias estão determinados, contigo está o número dos seus meses; tu lhe puseste limites, e ele não poderá passar além deles. Jó 14:5
==========================

isso não quer dizer nada a favor do calvinismo.

==========================
Muito menos seus caminhos...

O coração do homem propõe o seu caminho; mas o Senhor lhe dirige os passos. Provérbios 16:9

...mesmo em meio a opções.

==========================

Que distorção terrível, rapaz! Dirigir os passos não significa que Deus está forçando o homem a seguir apenas o caminho que Ele quer que o homem vá, apenas mostra a orientação de Deus ao mostrar ao homem aonde ele deve ir.. A Bíblia é repleta de exemplos aonde Deus mostra opções, e o homem escolhe outras de sua LIVRE E ESPONTÂNEA VONTADE. Duvida? Aqui, oh:

Eis aqui, o que tão-somente achei: que Deus fez ao homem reto, porém eles buscaram muitas astúcias. Eclesiastes 7:29

o homem buscou "astúcias". Deus fez o homem RETO. E não está falando apenas de Adão, e sim do homem em geral. Em suma, o homem não nasce "ímpio", ele se torna ímpio. De qualquer forma, o homem, escolhe, sim, seus passos. Só não escolhe as consequências deles..

==========================
8ª) Apoc. 2:10 – ". . . Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida."

Vejam que a salvação também depende de nós. Depende da nossa perseverança. Heb. 3:14.

==========================


==========================
Existem varias passagens que mostram que os verdadeiros crentes são preservados eternamente...

Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. João 6:37

eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão. João 10:27

... mas quero analisar mais profundamente este:

o qual também nos selou e nos deu como penhor o Espírito em nossos corações. II Coríntios 1:22

se alguns dos selados por Deus pudesse atingir uma queda final da Graça, então Deus teria de se desfazer do Espirito Santo, pois Ele pois em penhor o Espirito em nossos corações, será que Deus brincaria dessa forma consigo mesmo na forma da terceira pessoa da Trindade?

==========================

Sim, quando o homem está SALVO, ele está 100% seguro. Mas quem garante que alguém vivo JÁ ESTÁ SALVO? Já falei disso mais acima, não vou repetir.


==========================
Alguns podem argumentar: “...- Ah, se uma vez salvo, sempre salvo, como fica aqueles que eram tão fervorosos e depois abandonaram a fé? Mesmo tendo uma vida de pecados e abandonando a Cristo, eles serão salvos? Eles um dia aceitaram a Jesus...”

Nesse caso existem duas hipóteses:

Pode ser que a queda desse não seja final, então em algum tempo Deus lhes dará arrependimento e lhes fará voltar à vida cristã;

Ou a conversão destes era falsa, e eles abandonam a Cristo porque nunca foram ovelhas dEle, veja:

Saíram dentre nós, mas não eram dos nossos; porque, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; mas todos eles saíram para que se manifestasse que não são dos nossos. I João 2:19

==========================

O fato de vc especular mostra q vc não tem firmeza no que diz. Até porque a referência de I João 2:19 se refere a ANTICRISTOS. E não a pessoas que deixaram de ser cristãos. Já mostrei toneladas de referências que mostram que o regenerado pode, sim, cair, não vou repetir.

==========================
9ª) Atos 17:30 – ". . . agora, porém notifica aos homens que todos em toda parte se arrependam."

O convite a todos para que se arrependam seria um escárnio ao nome de Deus se os homens não se pudessem arrepender. Paulo declara em Tito 2:11 que "a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens."

==========================


==========================
As vezes da a impressão que o autor desse “estudo” fez uma busca numa bíblia digital pela palavra “todos”, então quando aparecesse alguma com algum contexto que lhe parecesse favorável, ele apresentava.

Se Deus quer realmente que todos os homens se arrependam, mas estes não se arrependem, então deve haver algum problema. O autor do “estudo” sugere que os homens não se arrependem porque não querem, porem Deus quer que eles se arrependam. Por conclusão desse raciocínio temos que o proposito de Deus se frustra e o querer do homem prevalece, porem, é o que a Bíblia diz?

Muitos são os planos no coração do homem; mas o desígnio do Senhor, esse prevalecerá. Provérbios 20:21

Se levarmos como verdadeiros os argumentos do autor desse "estudo” teremos a imagem de um deus que quer fazer o bem, e o faria se pudesse, mas não pode, pois seus propósitos dependem da aprovação da criatura para cumprirem-se, ou não.

==========================

Sim, o propósito de Deus se frustra, SIM, e há muitas menções de Deus estar irado por não ser escutado!! Aqui, por exemplo:

Se voltares, ó Israel, diz o SENHOR, volta para mim; e se tirares as tuas abominações de diante de mim, não andarás mais vagueando, E jurarás: Vive o Senhor na verdade, no juízo e na justiça; e nele se bendirão as nações, e nele se gloriarão. Porque assim diz o Senhor aos homens de Judá e a Jerusalém: Preparai para vós o campo de lavoura, e não semeeis entre espinhos. Circuncidai-vos ao Senhor, e tirai os prepúcios do vosso coração, ó homens de Judá e habitantes de Jerusalém, para que o meu furor não venha a sair como fogo, e arda de modo que não haja quem o apague, por causa da malícia das vossas obras. Jeremias 4:1-4
Destaque pro trecho sublinhado.

Aliás, o início do livro de Jeremias é uma confrontação contínua entre a ira de Deus com os pecados do povo e o constante clamor de Deus para que eles SE ARREPENDAM para que Deus não tenha que punir eles por isso.

Agora, não confunda isso com incapacidade de Deus. Ele é totalmente CAPAZ de forçar a aceitação de sua Palavra, mas, pra isso, Ele teria de usar FORÇA BRUTA, o que iria de encontro à decisão DELE MESMO de fazer o homem livre. Assim sendo, Deus é limitado apenas por SI MESMO ao deixar de forçar as pessoas a segui-lo. Sua soberania e poder não são ameaçados, Ele simplesmente está sendo fiel a sua própria determinação.

==========================
10ª) I Tes. 5:9 – "Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo."

Esta declaração é muito significativa e seria suficiente para desmoronar o frágil edifício dos calvinistas.

Após a leitura destas passagens a nossa conclusão só pode ser esta: Deus não predestinou que pessoa alguma se perca.

==========================


==========================
Não sei como alguém poderia dar crédito a esse “estudo”, pois seu autor claramente distorce a palavra. Em I Tes. 5:9, é uma carta para crentes (I Tes 1:1), da igreja de tessalonica, é logico que eles como eleitos, não são destinados à perdição, perceba que Paulo fala:” ...Deus não nos destinou para a ira”, esse “nos” deixa claro que ele não se refere a cada individuo do mundo, mas aos crentes tessalonicenses.
==========================


Sim, está falando com cristãos, mas isso não muda nada a favor do calvinismo.


==========================
Seguindo o raciocínio, vemos que Deus não NOS (crentes tessalonicenses) destinou a ira. Porque Paulo, nessa passagem, assevera que essas pessoas (tessalonicenses) não foram destinadas à ira? Será que é porque existem pessoas que foram deixadas de fora do plano de salvação?
==========================


Porque qualquer pessoa que decide não seguir a Cristo é destinada à ira, óbvio. Não porque Deus os escolheu ao acaso no início do mundo como réprobos. É apenas a clássica relação causal de ação e consequência, NADA MAIS. Vc colhe o que vc planta.


==========================
A besta que você viu, era e já não é. Ela está para subir do Abismo e caminha para a perdição. Os habitantes da terra, cujos nomes não foram escritos no livro da vida desde a criação do mundo, ficarão admirados quando virem a besta, porque ela era, agora não é, e entretanto virá. (Apocalipse 17.8)
==========================








Jesus morreu desde a fundação do mundo? NÃO, ele morreu no "meio", mas a Bíblia afirma isso também. E aí? O que tiramos disso é que Deus, por não ser afetado pelo tempo, vê a história como um todo, e não por épocas (mas óbvio que conhece as épocas também). Pra ele, desde a fundação do mundo, estas pessoas já eram perdidos não porque Ele determinou, mas porque Ele anteviu seus crimes, conforme Pedro diz:

Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas. 1 Pedro 1:2

Já citei antes que Jesus sabia de antemão quem iria crer e quem não iria. Então isso se encaixa perfeitamente.

==========================
Por fim fica clara a depravação do homem, e isso se manifesta nesse estudo, onde o autor tenta de varias formas elevar a criatura e diminuir o Criador com relação a Seu Decreto Soberano e Eterno.
==========================




Não, não fica clara coisa nenhuma. E onde Deus é "reduzido" se a criatura dele tem sua responsabilidade de aceitar ao chamado Dele afirmada? Onde isso torna o homem excepcional? Deus criou o mundo e tudo que nele já, criou o homem, nos deu o caminho da salvação através de Jesus Cristo, cumpriu a própria Lei através de Cristo, nos deu sua Graça Imerecida, chamou ao homem e tudo o que o homem tem a fazer é ACEITAR o chamado, CRER em Cristo e TENTAR ser fiel (já que ele não vai conseguir sozinho), onde isso exalta o homem, criatura? Calvinista tem esta ladainha de afirmar que quem não é calvinista reduz a soberania de Deus, quando é o calvinismo que faz isso ao forçar Deus a ser visto como tirano, injusto e seletivo.

==========================
O autor chama um ensinamento Bíblico de satânico: “ensino satânico de Deus haver predestinado pessoas para a perdição” mas se a Bíblia assim diz, e Ela(a Bíblia) é a palavra de Deus, este homem blasfema, chamando o próprio Deus de satânico.
==========================

Se "ser satânico" significa distorcer o caráter de Deus, então o calvinismo é, SIM, satânico, pois justifica até mesmo o agir do DIABO, afinal, se Deus determinou TUDO, ele também determinou o pecado de todos, inclusivo do próprio Diabo, logo todo o bem e mau é um jogo de cartas marcadas onde Deus controla TUDO, inclusive o pecado, mas consegue culpar o homem por algo que o homem não era capaz de fazer e o culpa por erros que este deus calvinista está por trás. Isso é uma distorção terrível e eu espero que qualquer calvinista reveja seus conceitos se entender que esta confrontação é válida.

==========================
O que Palavra diz com relação a isso:

E que direis, se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição;                                                            Romanos 9:22

Alguns argumentam que a Bíblia nesse capitulo fala de um povo, o que é facilmente demonstrado que não, porem, mesmo que assim fosse, não mudaria o fato de que existem vasos preparados para perdição, e note o fato de que Palavra não diz que eles(os vasos) prepararam a si mesmos para perdição, mas sim que foram preparados, e preparados por Deus, será que o autor do estudo já leu Romanos? Pois ainda em Romanos:

E qual foi a resposta divina? “Reservei para mim sete mil homens que não dobraram os joelhos diante de Baal.” Assim, hoje também há um remanescente escolhido pela graça. E, se é pela graça, já não é mais pelas obras; se fosse, a graça já não seria graça. Que dizer então? Israel não conseguiu aquilo que tanto buscava, mas os eleitos o obtiveram. Os demais foram endurecidos, como está escrito: “Deus lhes deu um espírito de atordoamento, olhos para não ver e ouvidos para não ouvir, até o dia de hoje.”       (Romanos 11.4-8)

==========================

Romanos 9 fala, SIM, de um povo, é a ELEIÇÃO da nação de Israel.. Repare:

"Porque eu mesmo poderia desejar ser anátema de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne; Que são israelitas, dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e as alianças, e a lei, e o culto, e as promessas; Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém. Romanos 9:3-5

Paulo estabelece que está falando dos israelitas. É preciso distorcer muito pra não perceber isso..

"Porque a palavra da promessa é esta: Por este tempo virei, e Sara terá um filho. E não somente esta, mas também Rebeca, quando concebeu de um, de Isaque, nosso pai;" Romanos 9:9,10

Promessa a Abraão de formar uma grande nação = Israel.

Eis a eleição de Romanos 9: "Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama), Foi-lhe dito a ela: O maior servirá ao menor. Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú." Romanos 9:11-13

Jacó foi amado para ser parte da ELEIÇÃO. Que eleição? Eleição de sua descendência ser a nação escolhida. Esaú foi "odiado" (alguns versões colocam "aborrecido") para que? Para sua descendência NÃO ser a nação escolhida. Qualquer tentativa de colocar "salvação" aqui no meio é distorção. Repare que tudo se refere à eleição de Israel!

"E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição; Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou, Os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?" Romanos 9:22-24

vasos da ira = nações não escolhidas. E elas geralmente eram ímpias, daí a perdição. Mas isto não significa que eram nações onde TODOS os seus indivíduos eram destinados à perdição, não mesmo. Porque a missão de Israel era ser referencial de Deus para o MUNDO TODO:

Dias virão em que Jacó lançará raízes, e florescerá e brotará Israel, e encherão de fruto a face do mundo. Isaías 27:6

E aqui o plano de Deus para Israel: Disse mais: "Pouco é que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Jacó, e tornares a trazer os preservados de Israel; também te dei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra". Isaías 49:6

Tem mais versículos, mas os posto depois, se necessário. E pessoas de outras nações se salvavam também, como RUTE E RAABE, por exemplo. Rainha de Sabá também era justa. O etíope que Filipe ensinou também. E por aí vai.. Não preciso nem comentar o resto.

==========================
 Na parte sublinhada do texto supracitado parece haver contradição entre o que o autor do “estudo” diz (“Deus não predestinou que pessoa alguma se perca.”) e a Bíblia, mas é claro, estes textos o autor do “estudo” não comenta...
Outro precioso texto:

“e: Como uma pedra de tropeço e rocha de escândalo; porque tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados.” I Pedro 2:8

==========================

Já refutei isso, não preciso repetir.

==========================
Porem com relação à destinação para salvação eis um texto que não deixa dúvidas:

Os gentios, ouvindo isto, alegravam-se e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos haviam sido destinados para a vida eterna. Atos 13:48

Notemos que não foram todos os gentios que creram, só os que haviam sido destinados para vida eterna.Meditemos nos textos, e não nos deixemos iludir por “estudos” daqueles que se rebelam contra soberania de Deus.

Que Deus nos de entendimento.
Amem

==========================

Pra finalizar, tenho um link que refuta este entendimento de Atos 13:48:

https://biblicaltruthresources.wordpress.com/2013/07/19/a-greek-exposition-of-acts-1348-as-many-as-were-ordained-to-eternal-life-believed-jesse-morrell/

E vou resumir: existem muitas versões da Bíblia que usam a expressão "ordenados" (appointed):

"When the Gentiles heard this, they were glad and honored the word of the Lord; and all who were appointed for eternal life believed."

http://biblehub.com/niv/acts/13.htm

As pessoas podem aceitar ou rejeitar o evangelho voluntariamente, isto já foi estabelecido aqui e temos que comentar em cima disso. Não é um versículo isolado que vai mudar toda a teologia. Assim, partindo do pressuposto, constatamos que as pessoas que se sentem aptas a aceitar e recebem a mensagem de fato a irão aceitar. Quem não se sentir assim, seja porque se sente culpado demais ou porque foi iludido por outros, irá se auto destruir, como JUDAS ISCARIOTES fez consigo mesmo. O peso da traição dele foi muito grande pra ele e ele, ao invés de buscar o perdão de Deus, decidiu se matar. Pedro também traiu a Jesus de alguma forma, mas ele agiu diferente e obteve o perdão. Assim, as pessoas estarem "ordenadas" a receberem a salvação implica em um estado de espírito dentro delas em aceitar o evangelho, nada mais. A fé vem pelo ouvir e vc consegue crer através do ouvir. Só isso é necessário. Não existe eleição de quem crerá e quem não crerá, isso não foi evidenciado. Assim sendo, os que aceitaram, aceitaram porque estavam destinados a aceitar por estarem preparados para isso. Aqui não há assunção de predestinação. Se o tivesse, teria sido explicada, mas não o foi.

Enfim, o calvinismo é danoso, SIM, pois cria a imagem de um deus tirano (porque impõe sua vontade com truculência), arbitrário (porque o faz sem critérios), injusto (porque elege pela sua arbitrariedade, não pela justiça) e sem amor, já que é capaz de usar de arbitrariedade para escolher apenas alguns, sem critério. Além disso, este deus tem todas as cartas na manga, inclusive as do pecado e, como o calvinismo EXPLICITAMENTE diz que Deus determina TODAS as coisas, então ele determinou o pecado inicial do Diabo, e todos os pecados da humanidade, inclusive sua QUEDA. Quer heresia maior do que isso? E, além disso, este "deus" ainda condena o homem por agir da forma que este mesmo OBRIGOU eles a agirem e ainda os responsabiliza por isso.. Quer maior contradição do que esta? Por isso, o calvinismo é uma heresia e por isso deve ser combatido, pelo zelo pelo verdadeiro evangelho e pelo zelo a favor do verdadeiro Deus e pelo zelo a favor de nossos IRMÃOS calvinistas (os que são cristãos autênticos) que, confundidos por esta heresia, acabam por entrar em uma vida contraditória diferente da que Jesus os outorgou.

Que Deus os abençoe! :)

Nenhum comentário: