quarta-feira, 3 de abril de 2013

O crente é.... a noiva de Cristo???

Depois de ouvir uma música bem "sugestiva" acerca deste tema, dentre outros motivos, achei que seria interessante eu dar minha visão sobre este assunto à luz das Escrituras e do bom senso. Sim, bom senso, porque Deus nos deu um cérebro pra pensar também, e não só pra controlar as funções do corpo e servir de dispositivo de armazenamento para memorizar versículos. Digo isto porque, apesar de TODOS os seres humanos serem hábeis e capazes de pensar e raciocinar (ou seja, TODOS são inteligentes), muitos por aí não se utilizam disso e agem de forma alienada, ferindo a si mesmos, aos outros e causando constrangimentos ao evangelho de Cristo e a si mesmos.

Em primeiro lugar, a Bíblia se utiliza, sim, da expressão noiva de Cristo e Jesus, neste contexto, é o noivo. Eis as referências que eu encontrei(numeradas para nossa conveniência):

1) "E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido".Apocalipse 21:2

2) "E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro.E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu." Apocalipse 21:9-10

3) "Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou". Apocalipse 19:7

4) "E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida". Apocalipse 22:17

Existem, ainda, referências de Efésios 5:23-32, onde Paulo fala sobre o relacionamento do marido com a esposa e faz um PARALELO entre isto e o relacionamento de Cristo com a sua Igreja. Não a colocarei para não ficar redundante.

Enfim, notaram alguma coisa? Em 1 e 2, a "esposa" é a "Nova Jerusalém", que é a Jerusalém que aparecerá após os sinais do Apocalipse, a Jerusalém gloriosa. Ela é tão bonita que é comparada a uma esposa ataviada para o seu marido. Que poético! Deus criou o casamento e Ele vê a glória de uma cidade celestial como a beleza de uma esposa que se propõe a ficar bonita para seu marido!

Já no 3 e no 4, percebe-se que a "esposa" é a mesma de Efésios, ou seja, a Igreja. Mas, conforme mencionado antes, é um paralelo, simplesmente uma forma de se descrever a relação da Igreja com Deus de forma DIDÁTICA e fácil de se entender. Deus frequentemente se utiliza de símbolos e parábolas para explicar verdades celestiais e terrenas. Aqui não é exceção.

Que informação ganhamos com isso? Que Deus se apresenta como um "marido" em um contexto referente à Israel (Jerusalém) ou à Igreja, querendo dizer a mesma coisa: que seu amor é TÃO grande por ambos que Ele é como um marido e que o encontro entre eles, decorrente dos eventos do Apocalipse, é extremamente "ansiado" por Deus, de alguma forma, como um marido aguardando o casamento com sua noiva e futura esposa. Tal qual é o amor de Deus! Isto é lindo!

Esta metáfora não é nenhuma novidade do Novo Testamento: em Ezequiel 23, Deus se apresenta como marido de duas esposas infiéis, denominadas aqui, "coloquialmente", de "Aolá" e "Aolibá". Elas são símbolos, respectivamente, de Israel e Judá, que eram as duas partes da antiga nação de Israel. Em Oséias, Deus utiliza parte da vida conjugal de Oséias pra ilustrar a mesma coisa: Deus, o marido fiél que cuida da mulher, e Israel, a mulher infiél, que se prostitui e não é grata ao amor do seu marido, preferindo adulterar com outros "homens" (deuses). Há muitos que sustentam que o livro de Cantares de Salomão, que narra a história de amor de Salomão com sua esposa original, Sulamita, antes de Salomão resolver arranjar 1000 sogras a mais, também é um paralelo do relacionamento amoroso de Deus como um marido e Israel como esposa. Outros ainda alegam que TAMBÉM se adequa a Deus e a Igreja pelos mesmos motivos. EU, pessoalmente, NÃO acredito nestes paralelos, apenas crendo que este livro é o que é: uma descrição que Deus nos deixou de um relacionamento saudável de um homem com uma mulher dentro de um casamento. Entretanto, respeito quem pensa do outro jeito, afinal, tem o seu mérito e ainda mantém a mesma linha de metáforas que Deus vem fazendo durante a historia da Bíblia: Deus, o marido, e Israel/Igreja como esposa.

Percebeu o que eu quero dizer? A metáfora de Deus, como marido, e Igreja/Israel, como esposa, não é nada mais do que isto: uma metáfora compreensível que Deus criou para nos fazer entender o quanto Ele ama Israel E a Igreja. Apenas isso. E isto se aplica a um coletivo, e não a um indivíduo.

Em segundo lugar, há muitas formas que Deus se apresenta a nós, que cremos Nele:

1) Como Deus: Deus se apresenta na sua forma mais pura: como O único Deus, como o NOSSO Deus. Ou seja, como Aquele a quem nós devemos honra, louvor e adoração;

"Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão". Êxodo 20:2

2) Como Senhor: Deus se apresenta como Aquele que detém autoridade sobre NÓS, que controla as nossas vidas;

"Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou". João 13:13

3) Como pai: Deus se apresenta como Aquele que nos gera, que cuida de nós, que nos quer bem, dando para nós o que precisamos (e até o que gostamos);

"E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso". 2 Coríntios 6:18

4) Como amigo: finalmente, Deus vai além e, além de se apresentar como uma figura paternal, ele ainda se apresenta como amigo! Como alguém com quem você pode conversar, confidenciar coisas e ser consolado nos momentos difíceis, alguém pra estar ao seu lado sempre! Quer coisa melhor do que isso???

"Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer". João 15:15

Com todas estas relações com Deus, você seriamente ainda prefere chamá-lo de "noivo"???

Mas, independente de "preferências", está claro que a Bíblia mostra Deus se apresentando individualmente a nós como várias coisas, mas nunca como um "noivo". Quando ele se apresenta como noivo, ele não se apresenta para um indivíduo, e sim pra um coletivo extenso (Igreja e Israel) e sempre como uma metáfora destinada unicamente a facilitar o entendimento do quanto Ele ama a estes dois. Isto já é evidência mais do que suficiente de que não é bíblico, tampouco correto, se dirigir a Deus como sendo o seu noivo.

Mas ainda há os que dizem que cada um de nós é a igreja, então o coletivo também se aplica ao individual, portanto, consequentemente, cada um de nós também é "noiva" ou... cof! cof! "marido" de Deus. Entretanto, mesmo que isto fosse verdade, pare um pouco pra pensar o quanto isto é incrivelmente inconveniente e contraditório. Eu, por exemplo, um HOMEM, me considero servo de Deus. Ou seja, membro da Igreja. Então eu também seria "noiva" de Cristo, certo? Não acha que isto tem repercussões totalmente absurdas? Afinal, mesmo metaforicamente, eu sou afeminado em uma situação como esta. Tá, então eu sou "marido"... Cof! Cof! Cof! Muito menos isso! Além de também ser de mal gosto, de quebra incita a uma comparação homossexual e sabemos, como servos de Deus, que o homossexualismo para Deus é pecado. Portanto, não pode ser utilizado. Então, o que eu sou pra Deus neste contexto? O que sobra?? NADA!

Mesmo que isto fosse ser aplicado a uma serva de Deus (uma MULHER), isto não se torna correto. Primeiro: porque haveria uma forma que Deus se dirige a nós que só funciona com um dos gêneros (no caso, a mulher)? Segundo: pense nas sérias repercussões de você, mulher, pensar em Deus romanticamente (afinal, se vc é NOIVA dele, então ele é seu marido)... Você acha que Deus te deseja sexualmente? Vc deseja a Deus sexualmente? Porque o marido deve desejar a mulher e a mulher ao marido. É um requisito fundamental de um casal. Só isso é MAIS do que suficiente para provar que esta forma de se relacionar a Deus é totalmente distorcida, falha e, consequentemente, errada.

Então, concluímos que o crente NÃO é noiva de Cristo. Ele é filho, é servo, é adorador, é amigo, mas NUNCA noiva, cônjuge ou algo semelhante a isso.

Para finalizar o artigo, eu gostaria de expor o porquê de eu ter me preocupado em abordar este tema. Ora, quando nós desconhecemos a verdade, mesmo que seja sobre algo APARENTEMENTE pequeno, nós cometemos deslizes e esta ignorância causa erros maiores. O engano se propaga e vai gerar excessos: desde excessos aparentemente inocentes, como cantoras gospel que cantam que são apaixonadas por Cristo (o que é um engano oriundo disso e posso abordar isto em outro artigo) desde até exemplos terríveis, como os que são citados no link abaixo, que trata deste mesmo assunto:

Link do artigo

Enfim, espero que isto tenha edificado você, meu irmão e irmã, e estou aberto a discussões e a críticas construtivas, desde que sejam respaldadas na Bíblia. Obrigado! :)

Um comentário:

Blog da Pastoragente disse...

Paz, querido Walter.
São comentários como o que me deixou que às vezes me levam a pensar em voltar a escrever, rsrs.
Passei poucas e boas, mas espero transformar minhas lutas em posts edificantes e bem humorados ao mesmo tempo, como sempre foi meu estilo de escrita.
Abraçãooooo e parabéns pelo seu blog.